Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2012

Repato de Natal, sim, repasto!

O Conde de Ariz afinal existiu... Pois, mas foi só um! Não deixou descendentes, ficou tudo por por ali: primeiro, último e único.

Deixou pelo menos um largo com o seu nome, onde se situa também uma casa única: a Casa Santos, tasca histórica que já vai pelo menos na terceira geração. Mais histórica a partir de agora: foi finalmente a escolhida para o jantar de natal desta agremiação cAminHeiRoS de MerdA.

Obrigado Eduardo Santos pela fidalguia com que nos recebeu e por aceitar uma pequena excepção no horário habitual da sua antiga e conceituada casa. Os sabores genuínos das moelas, das orelhas, das azeitonas, da salada de bacalhau assado com cebola e alho, o gosto único e quente daquele ambiente acolhedor e cheiroso, o vinho verde tinto colorido e abençoado, fizeram com que aquela hora e meia que durou o repasto e a conversa ficassem bem gravadas nas nossas memórias. Rolaram livros e opiniões, histórias e desabafos, desenterraram-se memórias antigas de juventude, amores e namoros... que a alma também tem boca e estômago. Há um espírito peregrino que abarca caminheiros de todas a espécies e que nestes ambientes ressalta è vista. Nesta Casa Santos respira-se isto tudo. 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como este humilde escriva tem estado deslocado numa "caminhada" mais longínqua que o impede de continuar por agora a pisar com os amigos de MerdA os caminhos velhos costumeiros, foi esta a oportunidade de nos juntarmos todos, o Kim "místico", o Leitão "irmão", o Abraão "circuncidado" e este Xapim "incerto e hesitante". Momentos curtos mas saborosos que acabaram na esplanada do também histórico e idoso café Ribeiro numa conversa sobre carecas com um desconhecido (careca). Uma maneira peregrina de acabar a noite, sim, mas nós sabemos bem que nem só o chão que pisamos é que faz caminhos. Amen.

escrito por xapim às 00:00
link do post | comentar | favorito
|

I dream a visitor from Burkinafaso!!!

Flag Counter

VIVA CHILE! VIVA CHILE MIERDA!!!

silos

Fotos National Geographic

globo

contadores de visitas

textos recentes

Crónica de MerdA 3 (o sol...

Crónica de MerdA 2 (prego...

Crónica de Merda 1 (elefa...

Repato de Natal, sim, rep...

Bitetos continua a ser li...

O penedo que abana...

O berço, capital europeia...

O Douro sente-se...

Recantos de Vila Boa do B...

Aventura alucinante num d...

o último barco em bitetos

Um dia na Venda da Giesta

Um biteto, dois Bitetos, ...

É devido...

ligações