Segunda-feira, 5 de Novembro de 2007

Oração a S.Cricalho

        (foto de Kim Freitas)
    Ensina-nos a rezar, louva-a-deus!

    Ah meu rico santo!
    Foi de ti, nosso santo padroeiro, que me lembrei bastas vezes em mais uma caminhada pelas serranias de Montedeiras . Manhã bonita, transparente,  o céu a gritar azul em toda a sua extensão, o vento a trespassar a alma para nos lembrar que existimos, o Xapim , o Kim Freitas e o irmão Leitão. É o ambiente agreste, as pedras milenares, gastas e trabalhadas pela arte do vento, a vegetação rasteira, os recortes perfeitos das elevações e a suavidade das encostas que consolam a alma de quem adora a natureza e procura este gozo em recantos aqui tão perto. A paisagem soberba que se avista lá ao longe em toda a volta, num redondo que lembra o infinito, faz sobressair a solidão que é tempero para um saborear mais gostoso deste manjar divino e inspiração para uma oração a alguém que, algures, criou tudo isto.
    Sabes quem, S.Cricalho ? Deves saber, tens a categoria dum santo e foste escolhido para nosso padroeiro não por acaso. Pois nós precisamos de falar com alguém e se calhar ninguém melhor que tu para nos orientares. É que nós achamos toda esta beleza em perigo, há muita coisa que já se perdeu, outra que já se estragou, outra que se vai estragando... Conta a sabedoria popular que, quando houver caminhos e estradas para todo o lado, aí vem o fim do mundo. E isto preocupa-nos muito, ver toda esta beleza bêbada que nos embebeda, cortada e recortada por estradas cada vez mais frequentes e largas que só trazem o ruído e a destruição a este paraíso!!! E aí vêm os jeep's , as moto-quatro, os caçadores de nada, o lixo, as fanfarras dos destruidores do mundo. Que merda!
   Acode-nos S.Cricalho , fala com os teus amigos aí de cima, faz qualquer coisa por nós. Ajuda-nos a proteger este mundo tão bonito, fala aí com quem o fez, não deixem estragar mais estes caminhos por onde nos movemos, mesmo nós, simples cAmiNheIrOs de MerdA.
    S.Cricalho , rogai por nós.
    S.Cricalho, protegei nossos caminhos
    S.Cricalho, protegei o infiel Abraão, judeu circuncidado
    S.Cricalho, protegei todos os caminheiros
    S.Cricalho, protegei o rio Ovelha
    S.Cricalho, protegei Montedeiras
    Amen.

(foto de irmão Leitão)
Louva-a-deus de Montedeiras, louvai por nós|

eu?: S.Cricalho
som: Dulce Pontes
tags:
escrito por xapim às 22:06
link do post | comentar | favorito
|

I dream a visitor from Burkinafaso!!!

Flag Counter

VIVA CHILE! VIVA CHILE MIERDA!!!

silos

Fotos National Geographic

globo

contadores de visitas

textos recentes

Crónica de MerdA 3 (o sol...

Crónica de MerdA 2 (prego...

Crónica de Merda 1 (elefa...

Repato de Natal, sim, rep...

Bitetos continua a ser li...

O penedo que abana...

O berço, capital europeia...

O Douro sente-se...

Recantos de Vila Boa do B...

Aventura alucinante num d...

o último barco em bitetos

Um dia na Venda da Giesta

Um biteto, dois Bitetos, ...

É devido...

ligações